A dedetização de escorpiões é sim uma realidade (ao contrário do que muitos pensam!)

A dedetização de escorpiões é o serviço especializado para acabar com uma infestação

Enquanto o problema com as infestações de escorpiões só aumenta em Pernambuco – com mais evidência ainda na região metropolitana – cresce na mesma proporção o desconhecimento ou as informações equivocadas sobre a existência da dedetização de escorpiões (controle de escorpiões).

Nesse serviço, usamos substâncias seguras para combater essa terrível praga. De forma ainda mais simples, estamos afirmando que há sim produtos químicos capazes de combater os escorpiões.

Mesmo com toda a informação dirigida à sociedade a partir do trabalho da imprensa, ainda se observam acidentes fatais em todo o país. Em 2017 foram registrados mais de 18 mil casos de acidentes com escorpiões em Pernambuco, segundo dados da Secretaria de Saúde do estado, e em 2018 os registros já chegam a quase 6 mil.

O Escorpião-do-Nordeste – Um Risco Constante em Toda a Região

No Brasil existem mais de 150 espécies de escorpiões, sendo que as do gênero Tityus são as mais recorrentes em acidentes graves no país, como Tityus serrulatus, Tityus bahiensis e Tityus stigmurus (imagem abaixo). Esta última é a que mais causa acidentes em Pernambuco e no resto do Nordeste.

Dedetização de escorpião Pernambuco

Tityus stigmurus, conhecido como escorpião-do-nordeste

[kkstarratings]

Saiba onde os escorpiões se escondem

Esses tipos mais comuns se proliferam nos períodos de estiagem, e se abrigam principalmente em áreas com muito lixo acumulado, materiais de construção abandonados, entulhos, e pouca iluminação. Muitas comunidades sofrem com infestações pela falta de saneamento básico e da prevenção por parte das prefeituras.
Nas áreas mais urbanas, eles se alojam nas galerias subterrâneas e, em áreas internas, podem se esconder em frestas de portas, dentro de sapatos, ralo dos banheiros, entre outros (veja dados ao lado).

1. Assoalhos e rodapés soltos

2. Ralos de cozinha, banheiros e área de serviço

3. Frestas e vãos de paredes

4. Batentes de portas e janelas

5. Caixas e pontos de energia

6. Sistema de refrigeração de ar

7. Vigas e telhados em porões, sótãos e forros no teto

8. Móveis, cortinas, estantes, quadros, lareiras

9. Roupas e sapatos

10. Objetos empilhados ou jogados

11. Armários sob pias ou gavetas

12. Panos de chão e toalhas penduradas

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_controle_escorpioes.pdf

Felizmente, há diversas maneiras de prevenir a entrada e possíveis ataques do animal, mantendo essas áreas limpas e arejadas, não deixando entulhos e lixos acumulados por muito tempo. Além disso, sempre observe nos arredores do seu bairro se a limpeza das vias públicas está sendo feita corretamente pelos órgãos responsáveis.

Voltando novamente a questão dos recursos químicos para a dedetização de escorpiões, é de fundamental importância que a sociedade compreenda que o Ministério da Saúde tem sob sua chancela de licenciamento diversos produtos de comprovada eficácia para esse tipo de intervenção.

Obviamente que por conta das características da espécie, as empresas de dedetização, como a ROTA UNIPRAG, devem adotar a manipulação química como um importante coadjuvante junto a medidas de manejo do ambiente, como a prevenção e a busca ativa.

Então, sempre que você ouvir ou ler que não há produto profissional registrado para a dedetização de escorpiões no Brasil, passe imediatamente a questionar e ampliar sua pesquisa.

A dedetização de escorpiões deve ser realizada por uma empresa devidamente registrada, pois os produtos são de uso exclusivo de entidades governamentais ou das “dedetizadoras” habilitadas.

Escorpião | Dedetizadora de escorpiões

Finalmente, como resolver então um problema de infestação com escorpiões?

Você deve se concentrar em todas as medidas de manejo do ambiente amplamente comentadas, inclusive nesse texto, e contratar um serviço profissional para que uma ação química atue como coadjuvante das medidas de controle passivo.

Embora o termo correto seja “controle de escorpiões”, o serviço geralmente é ofertado como “dedetização de escorpiões” e tem um valor de investimento bastante acessível. Lembre-se que o escorpião é uma praga de elevado risco e que os acidentes em caso mais extremos podem levar a óbito.

Dedetização de Escorpiões em Recife

Precisa resolver um problema com escorpiões em Recife? Entre em contato com a Rota UNIPRAG, teremos imenso prazer em te ajudar com uma estratégia personalizada para o seu imóvel ou sua empresa.

WhatsApp