Conheça as principais espécies de ratos que podem invadir seu ambiente

Saiba quais são as espécies de ratos combatidas na desratização

Os ratos causam prejuízos econômicos e de saúde. Controlar a sua população é importante através da desratização. Os animais podem transmitir cerca de 50 doenças ao homem e aos animais domésticos. São considerados pragas altamente perigosas. Conheça aqui algumas doenças que são transmitidas direta e indiretamente pelos roedores.

Existem 3 espécies de ratos que são potencialmente danosas e vivem nos centros urbanos: Ratazanas, Rato de Telhado e Camundongo. O conhecimento sobre os hábitos e biologia dos animais é importante para que o melhor método de controle seja escolhido. Conheça os motivos para não realizar uma desratização sozinho aqui.

 

Saiba quais as espécies de ratos
que são consideradas pragas urbanas

1) Ratazanas (Rattus norvegicus)

A ratazana, também chamada de rato castanho, rato comum, rato de rua e rato de esgoto é um dos ratos mais conhecidos e mais comuns. A espécie é considerada a mais bem sucedida do planeta, após os seres humanos.

O corpo de uma ratazana adulta pode chegar a 25 cm de comprimento e pesar 600 gramas. Possui pelos ásperos, orelhas pequenas, patas com membranas interdigitais, cauda grossa que pode medir até 21 cm. São de hábito noturno e seu raio da ação pode chegar até 45 metros em relação ao abrigo.

A ratazana vive cerca de 2 anos. Seu ciclo de desenvolvimento é de 60 a 90 dias. A gravidez da fêmea pode durar até 24 dias com até 12 ninhadas por ano. Cada ninhada gera até 12 crias.

Vive em colônias, em tocas ou galerias no subsolo e pode predominar sobre outras espécies, já que possui porte maior e agressividade. Encontrada de maneira frequente perto de rios, terrenos baldios, jardins abandonados e em depósitos de lixo.

2) Rato de Telhado (Rattus rattus)

O rato de telhado, também conhecido como rato preto, rato de paiol, rato de forro e rato de navio, veio para a América do Sul com as expedições dos exploradores espanhóis e portugueses.

O adulto possui até 21 cm de comprimento, pesando até 300 gramas. Possui pelo fino, cor cinza ou preta, orelha grande, patas com membranas interdigitais, cauda fina que pode medir até 25 cm. São de hábito noturno e excelentes escaladores.

O rato de telhado vive em média 1 ano e meio. Seu ciclo de desenvolvimento é de 60 a 75 dias. A gestação da espécie dura até 22 dias, com 8 ninhadas por ano e até 12 crias.

É localizado sempre em grupo. Os ninhos são encontrados em sótãos, forros, arbustos, frestas, depósito e locais similares.

3) Camundongo (Mus musculus)

O camundongo, conhecido também como rato doméstico, rato caseiro e murganho. É uma espécie que se adaptou bem aos centros urbanos. Abriga-se em ambientes intradomiciliares.

O adulto possui em torno de 8 cm de comprimento e seu peso é em média 19 gramas. Algumas características dele são: pelos macios, cor branca ou cinza, orelhas grandes, cauda sem pelos e longa.

O camundongo vive em média 1 ano. Seu ciclo de desenvolvimento médio é de 50 dias. A gestação dura em torno de 22 dias com 6 ninhadas e até 8 filhotes.

Dedetização de Ratos e Tipos de Ratos - Recife - Pernambuco

Agora que você conhece as espécies de ratos que podem infestar o seu ambiente, saiba que você precisa de uma ajuda especializada.

Conte com a Rota Uniprag para a realização do serviço de desratização em Pernambuco. Solicite um orçamento online para evitar que a infestação de ratos no seu ambiente saia do controle e cause danos irreparáveis.

A Rota Uniprag possui soluções inovadoras e eficientes para realizar um serviço preciso, com rapidez e qualidade. Através do nosso sistema de gestão da qualidade NBR ISO 9001:2015, certificado pela BRTÜV Avaliações da Qualidade S.A., garantimos um serviço de excelência desde o atendimento inicial.

Dedetização de Ratos e Tipos de Ratos - Recife - Pernambuco
WhatsApp