Pernambuco:
Ligue Agora:
Tire todas as suas dúvidas sobre os mosquitos
Confira as dúvidas mais comuns sobre mosquitos
Os mosquitos são importantes vetores de doenças e possuem mobilidade para disseminar epidemias em pouco espaço de tempo. Por este motivo, vale a pena investir em um controle de mosquitos, como falamos aqui.
Saiba como se proteger de transtornos causados por ele. A prevenção é a melhor arma contra este inseto.
Conheça os principais questionamentos sobre os mosquitos
1) Quais são as espécies de mosquitos mais comuns no Brasil?
O Anopheles, Aedes aegypti e Culex. Os três são responsáveis pela transmissão de doenças perigosas e muitas vezes fatais.
2) Qual o horário mais comum de ataque dos mosquitos?
O mosquito Aedes pica os indivíduos de dia, precisamente nas primeiras horas do dia e também no começo da tarde. O Culex e o Anopheles possuem hábitos noturnos. Isso porque eles apresentam maior concentração de proteínas e maior sensibilidade olfativa neste período de acordo com pesquisa no periódico Nature Scientific Reports.
3) Quais as condições ideais para a proliferação dos mosquitos?
– Água limpa e parada;
– Caixa d’água destampada e suja;
– Calhas com água parada;
– Água de chuva acumulada sobre a laje;
– Água parada em vasos de plantas;
– Garrafas com a boca virada para cima;
– Pneus com água parada;
– Lixeira aberta.
4) Qual é o ciclo biológico do mosquito?
O mosquito possui 4 fases: Ovo, larva, pupa e adulto. Os ovos são depositados na parede de um reservatório com água, são brancos e possuem tamanho de aproximadamente 0,4mm mas se tornam escuros com o tempo.
A larva é a fase do mosquito na água. Neste período, o ser alimenta-se pela matéria orgânica presente no reservatório. Até a fase da pupa são por volta de 5 dias, em condições favoráveis.
Já na fase de pupa, o inseto entra em estado de metamorfose. Ele permanece perto da água para facilitar o voo. O mosquito se liberta em 3 dias.
Na fase adulta, o mosquito está pronto para caçar. Possui listras, manchas brancas e corpo preto. A fêmea pode gerar cerca de 1.500 mosquitos durante a sua vida.
5) Quais doenças os mosquitos podem transmitir?
O Anopheles é responsável por disseminar a malária. Já o Aedes aegypti se tornou popular no Brasil por disseminar a dengue, zika e chickungunya. O Culex é vetor de doenças como filariose e febre do Nilo Ocidental.
6) Como funciona o controle de mosquitos?
Nesta matéria nós explicamos em detalhes o controle de mosquitos realizados pela Rota Uniprag.
7) Quais as medidas preventivas para evitar os mosquitos?
– Mantenha bem vedados locais como caixas d’água, poços, tambores, cisternas e outros depósitos de água;
– Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e nas próprias plantas;
– Escove materiais em desuso pois as fêmeas dos mosquitos depositam os ovos nas paredes destes locais. Não passe apenas uma água…utilize uma esponja e sabão;
– Remova a água de calhas e lajes do imóvel;
– Descarte materiais descartáveis que possam acumular água;
– Cuide dos pneus. Esse objeto é um dos principais criadouros dos mosquitos.
8) Quais são os métodos de combate contra os mosquitos?
Termonebulização, Aplicação de larvicidas, Atomização e Aplicação de ultra baixo volume e SUMVEC (Sistema Uniprag de Monitoramento de Vetores e Controle). Falamos mais sobre eles aqui.
9) Conheça os 4 passos de controle de mosquitos realizados pela Rota Uniprag
O Manejo Integrado do mosquitos funciona através dos seguintes métodos:
– Coleta por armadilhas
A armadilha do SUMVEC foi desenvolvida para a captura de fêmeas do Aedes. Elae funciona como um coletor de dados que permite determinar as ações adequadas de controle;
– Controle
Em casos de alto índice de captura, a Uniprag pode realizar as ações de controle necessárias em tempo hábil como identificação e eliminação de criadouros, aplicação de larvicidas e adulticidas.
– Vistoria e monitoramento
Vistorias periódicas são realizadas por especialistas da Uniprag com o objetivo de monitorar as armadilhas. Todas as capturas são registradas na plataforma online de avaliação de risco.
– Processamento e alerta
As informações processadas na plataforma auxiliarão na tomada de decisões. O software exibe alertas preditivos, com indicação de onde e quando realizar as ações de controle.
Solicite um orçamento para o serviço de controle de mosquitos em Pernambuco com a Rota Uniprag. Não deixe o verão chegar para começar a agir. Corte as asinhas dos mosquitos antes que eles possam se desenvolver.
Fornecemos soluções saudáveis e sustentáveis para o homem e o meio ambiente. Conte com uma empresa especializada, com equipe capacitada e treinada e anos de experiência para reduzir as chances de sucesso dos mosquitos na sua área.
[kkstarratings]
Atendimento: