Pernambuco:
(81) 3312-1313

Conheça as principais doenças transmitidas por mosquitos

Não deixe os mosquitos voando livres pela sua empresa

Doenças Causadas por Mosquitos

Quando você ouvir o zum-zum-zum dos mosquitos, fique atento! Eles são pequenos insetos mas causam grandes problemas de saúde. Basta uma picada e pronto. Alguns dias depois você pode estar derrubado na cama. É inacreditável o poder dos mosquitos sobre os humanos. Eles podem, inclusive, gerar uma epidemia dentro da sua empresa, aumentando o número de afastamentos.

Os insetos podem voar até 2km em busca de abrigo e comida. Não necessariamente a proliferação de mosquitos acontece pelas condições propícias do local. Os focos de ataque devem ser dois: mosquitos adultos e larvas. Com detalhes tão específicos, o ideal é contratar uma empresa especializada para realizar o Manejo Integrado de Pragas. A melhor forma de se proteger dos mosquitos é investir na prevenção.

Saiba mais sobre as principais doenças transmitidas por mosquitos:

1) Dengue

É a doença mais comum em áreas tropicais. É transmitida pelo Aedes aegypti. Ele é menor do que os outros mosquitos e possui listras brancas no corpo, sendo fácil a sua identificação. A fêmea consome sangue humano para maturar seus ovos e posteriormente depositá-los, geralmente, perto de locais que possuem água limpa.

Ele se desenvolve, principalmente em áreas subtropicais e tropicais. Após a fêmea colocar os ovos, eles se desenvolvem em até 48hs.

É comum o mosquito picar regiões como pés, panturrilhas e joelhos. A maioria dos indivíduos não percebe a picada.

Existem 5 tipos de dengue e os tipos mais comuns no Brasil são: Tipo 1, 2 e 3. Um quadro hemorrágico é mais fácil de se desenvolver no organismo de uma pessoa que já teve dengue. São vários os registros de casos que chegam a óbito.

Sintomas da dengue: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda de apetite, náuseas e vômitos, tonturas, cansaço extremo, manchas avermelhadas, moleza e dores nos ossos.

Os sintomas devem ser identificados rapidamente e o indivíduo deve ser encaminhado para uma unidade de saúde próxima.

2) Malária

Existem mais de 150 mil casos de Malária no Brasil. A doença é causada pelo mosquito Anopheles gambiae que deposita o parasita Plasmodium na vítima. A doença pode atingir o cérebro e causar óbito.

Um problema desta doença é que ela pode ter diagnóstico tardio. Isso porque os sintomas podem aparecer apenas depois de 15 dias após a picada do mosquito, que possui um efeito lento no corpo humano.

A malária é uma doença infecciosa e atinge o fígado, destrói células vermelhas e pode atingir outros órgãos vitais. Evitar a sua transmissão no ambiente de trabalho é essencial para manter a saúde e a proteção dos seus colaboradores.

Sintomas da malária: febre acima de 38º, sudorese, calafrios, dores musculares e de cabeça, delírios, sonolência, vômitos, aumento do baço, rigidez na nuca.

3) Febre Amarela

A febre amarela urbana é transmitida por mosquitos Aedes aegypti. Já a febre amarela silvestre é transmitida pelo Sabethe e Haemagogus. É considerada uma doença infecciosa grave transmitida por vírus.

Os primeiros sintomas são repentinos e duram cerca de 3 dias. O indivíduo permanece em estado de viremia, ou seja, presença de vírus no sangue circulante, por até 7 dias após ter sido picado. Dessa forma ele passa a ser capaz de transmitir o vírus para outros mosquitos.

Sintomas da febre amarela: cansaço, calafrios, febre, perda de apetite, mal-estar e icterícia (corpo amarelado).

4) Febre de Chikungunya

A febre de Chikungunya é uma doença infecciosa causada pelo vírus Chikungunya e transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. O nome da doença se originou na Tanzânia e refere-se à aparência curvada que os pacientes tinham após a primeira epidemia documentada em 1950.

Sintomas da febre Chikungunya: febre acima de 39º, dores nas articulações, dor de cabeça e muscular, manchas vermelhas na pele.

5) Zika vírus

O Zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus da mesma forma que a febre de Chikungunya. O primeiro caso no Brasil foi em 2015.

Os sintomas do Zika vírus costumam durar cerca de 2 a 7 dias. Em casos excepcionais, as dores nas articulações podem persistir por volta de 1 mês ou mais.

Sintomas do Zika vírus: febre baixa, dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça e atrás dos olhos, erupções cutâneas, conjuntivite.

Todas as doenças acima listadas são passíveis de controle através do combate aos mosquitos transmissores, o que diminui o risco e previne a disseminação das doenças no ambiente de trabalho. Solicite um orçamento para realizar um controle integrado de pragas na sua empresa.

A Rota é empresa da rede Uniprag, que possui mais de 200 anos experiência no mercado de controle de pragas urbanas, e oferece soluções práticas, inovadoras e de acordo com práticas sustentáveis.

Avaliação

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:





Pin It on Pinterest

Share This