Pernambuco:
Ligue Agora:
Transmissão de Doenças pelos Carrapatos
Carrapatos são muito perigosos para a sua saúde por conta das enfermidades associadas a eles
Há diversas pragas urbanas que tiram a paz de qualquer pessoa e certamente os carrapatos são um excelente exemplo. Esses pequenos parasitas, além de serem um incômodo, também são transmissores de diversas doenças perigosas que exigem atenção. Nesse sentido, é muito importante manter os cuidados preventivos contra os carrapatos para evitar problemas.
Engana-se quem pensa que os carrapatos são motivo de preocupação apenas para os animais de estimação. Apesar de a sua presença ser comumente associada aos pets, os carrapatos também geram complicações de saúde para os seres humanos. Ou seja, a transmissão de doenças pelos carrapatos é um tópico que exige máxima atenção.
Conheça abaixo as principais enfermidades disseminadas pelos carrapatos:
FEBRE MACULOSA
A espécie responsável por essa doença é o carrapato-estrela infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Esse tipo de enfermidade varia em duas diversas formas clínicas, podendo chegar a casos graves quando a assistência médica não é solicitada a tempo.
A doença acomete adultos e é conhecida pelos seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e abdominal, náuseas e vômitos, inchaço e vermelhidão na palma da mão e solas dos pés.
BABESIOSE
Esse tipo de doença ataca, principalmente, os glóbulos vermelhos dos cães e os destrói, causando anemia nos animais de estimação. A disseminação da babesiose está associada ao agente Babesia canis e é transmitido pelo carrapato da espécie Rhipicefalus sanguineus.
Os principais sintomas da babesiose são: febre, fraqueza, falta de apetite e perda de peso. Membranas mucosas pálidas também são comuns nessa doença, além do característico aumento do baço.
ERLIQUIOSE
Causada pela bactéria Erliquia canis, a erliquiose é uma doença gerada pelo carrapato marrom, cuja espécie é Rhipicephalus sanguineus. Também atinge o sistema imunológico do animal de estimação, o que gera inúmeros problemas para o pet.
A erliquiose é identificada através dos seguintes sintomas: presença de pequenas manchas pelo corpo do animal, febre, perda de apetite e, consequentemente, perda de peso, sangramento nasal, presença de sangue na urina, vômito, palidez das mucosas e alterações oculares.
DOENÇA DE LYME
Associada tanto aos animais de estimação quanto também aos seres humanos, a doença de Lyme é uma enfermidade infecciosa causada pela bactéria Borrelia burgdorferi. O agente infeccioso entra na corrente sanguínea e se espalha com facilidade pelo corpo da vítima, gerando assim diversas complicações de saúde.
A intensidade dos sintomas da doença de Lyme varia de acordo com a gravidade do caso. Entretanto, os principais indícios são: cansaço e arrepios, febre, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Manchas vermelhas na pele também são identificadas.
Evite complicações de saúde devido às doenças transmitidas pelos carrapatos com a equipe da Rota Uniprag
Com os carrapatos não se brinca, afinal esses perigosos agentes geram inúmeras dores de cabeça para você e seu animal de estimação. Por conta disso, saiba que a Rota Uniprag está aqui para efetuar o controle pontual com máxima eficiência para evitar que você lide com as doenças transmitidas pelos carrapatos. Entre em contato e solicite o seu orçamento conosco.
Atendimento: