Riscos das Pragas em Ambientes Hospitalares e Como Evitá-los
As pragas em ambientes hospitalares são uma ameaça direta à higiene
As pragas urbanas foram o grupo mais temido nas cidades por conta dos problemas que elas causam. Na área da saúde, a presença ativa de baratas, formigas, mosquitos, ratos e outros agentes não apenas desperta pânico nas pessoas, mas também ameaça diretamente a segurança dos pacientes. Ou seja, as pragas em ambientes hospitalares são um risco gigantesco.
Por mais que as rotinas de limpeza sigam um cronograma, é possível que os agentes migrem para esses espaços e consigam se adaptar sem que ninguém perceba. Além do perigo à saúde, as pragas em ambientes hospitalares contrariam as normas higiênico-sanitárias e podem gerar sérios problemas para o local.
Pragas em ambientes hospitalares: entenda o perigo
01. Transmissão de doenças
Os vetores carregam patógenos em seu corpo ou organismo e podem contaminar alimentos, utensílios cirúrgicos e superfícies. Além disso, eles podem atacar diretamente os pacientes, aumentando o risco de transmissão de salmonelose, leptospirose e outras doenças.
02. Danos estruturais
Os cupins danificam móveis, estufam os rodapés e destroem estruturas de drywall. Os ratos podem roer a fiação, o que aumenta o risco de curto-circuito e incêndios. As formigas, por sua vez, infestam aparelhos eletrônicos e os danificam. Ou seja, as pragas geram prejuízos estruturais e financeiros gigantescos.
03. Perda de credibilidade
As pragas em ambientes hospitalares despertam a desconfiança dos pacientes, que ficam preocupados em conviver no mesmo ambiente que elas, passando a duvidar da segurança e da qualidade do atendimento. Com isso, o local sofre com a perda de credibilidade por parte dos usuários e dos especialistas que trabalham no local.
04. Sanções fiscais
Os ambientes hospitalares que não realizam o controle de pragas também estão sujeitos à aplicação de multas pela vigilância sanitária. Desse modo, além de arcar com altos valores, o estabelecimento também pode ter as atividades interrompidas por tempo indeterminado.

Investir no controle de pragas em ambientes hospitalares é a solução
A constante movimentação de pessoas e a falta de um plano estruturado de controle aumentam a possibilidade de adaptação dos agentes nas salas de espera, centro cirúrgico, áreas de estoque e outros espaços. Entretanto, é possível evitar os problemas causados pelas pragas em ambientes hospitalares com um programa personalizado de dedetização.
Por meio de tratamentos específicos, produtos de alta qualidade e condutas direcionadas, a equipe localiza e controla as colônias para garantir a segurança do local. A Rota Uniprag é a empresa certa para te ajudar nessa missão, pois possui ampla experiência, conhecimento na abordagem e compromisso com a saúde coletiva. Entre em contato, saiba mais informações e solicite o seu orçamento.