Infestação de Cupins: O Que Fazer nos Primeiros Sinais?
Agir rápido contra a infestação de cupins evita prejuízos a longo prazo
As colônias de pragas urbanas no ambiente são um grande risco para os estabelecimentos, mesmo quando o local é atingido por agentes que não transmitem doenças. A infestação de cupins é um bom exemplo, afinal, esses pequenos insetos se destacam pelos danos estruturais e prejuízos financeiros que causam quando conseguem se proliferar.
A rapidez com que a infestação de cupins avança reforça a necessidade de medidas pontuais contra essas pragas. Uma delas é a descupinização, estratégia profissional que inibe o desenvolvimento das colônias e evita problemas causados pelos cupins. Conheça, neste artigo, as medidas essenciais para tomar desde o primeiro sinal de infestação, para solicitar a descupinização em tempo hábil.
Saia na frente contra a infestação de cupins: veja como identificá-los
Os cupins são discretos e silenciosos, mas deixam rastros por onde passam, assim como outras pragas urbanas. Alguns indícios, inclusive, denunciam a sua presença no ambiente, como:
- Pequenos grânulos esbranquiçados, semelhantes a grãos de areia;
- Furos em peças de madeira, indicando a atividade dos cupins;
- Madeira oca, que perde resistência devido à ação da praga;
- Danos visíveis na mobília e outros artigos;
- Túneis de coloração marrom, formados para proteger os cupins durante o deslocamento;
- Rodapés e paredes estufadas, que podem sinalizar a presença dessas pragas no interior das estruturas.
Essas características são comuns à infestação de cupins. Ao manter uma inspeção regular, é possível localizar os sinais e contratar uma equipe especializada no combate às colônias, possibilitando a aplicação pontual dos tratamentos no ambiente.

Solicitar a descupinização é o próximo passo contra a infestação de cupins
A assistência profissional acompanha técnicos com amplo conhecimento e dedicação no controle de pragas urbanas. Além disso, as técnicas utilizadas contra a infestação de cupins seguem as diretrizes ambientais dos órgãos fiscalizadores, que asseguram a segurança e a eficiência do processo.
A descupinização pode ser feita por diferentes métodos:o.
Sistema de iscagem, que atrai os cupins para armadilhas específicas;
Aplicação focal de calda cupinicida, ideal para tratar pontos críticos com maior precisão;
Termonebulização, técnica que utiliza uma névoa química para alcançar locais de difícil acesso.
Os tratamentos escolhidos pela dedetizadora mudam conforme as condições da infestação, o nível do problema e as necessidades do espaço. Dessa forma, é possível eliminar os agentes com um plano de ação adequado e evitar dores de cabeça.
Conte com a Rota Uniprag para conter a infestação de cupins em seu imóvel
Mesmo que os cupins sejam inofensivos à saúde, a sua presença pode se transformar em um problema gigantesco para o ambiente. A Rota Uniprag compreende o perigo que esses insetos representam e está aqui para conter a infestação de cupins antes que seja tarde. Entre em contato, solicite uma visita de nossa equipe e agende um atendimento contra essas pragas urbanas.