Pernambuco:
Ligue Agora:
Descarte irregular de lixo cresceu 30% em São Luís e pode trazer muitos problemas à população
De acordo com o Comitê de Limpeza Pública de São Luís, o descarte irregular de lixo teve aumento de 30% com relação ao lixo recolhido no ano passado. Durante o ano de 2016, cerca de 230 toneladas de lixo irregular eram recolhidas diariamente na capital maranhense. Mas nesses primeiros meses de 2017 a quantidade de lixo descartada irregularmente chegou a 300 toneladas diárias. Isso representa 1/4 dos resíduos coletados diariamente em São Luís.
É extremamente preocupante o aumento no descarte irregular de resíduos sólidos, pois esses materiais descartados em locais indevidos, como canteiros e terrenos baldios, podem causar uma série de problemas, desde risco à saúde humana a prejuízos ao meio ambiente.
Uma das consequências dessa atitude irresponsável é a contribuição para a proliferação, entre outros, do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O acúmulo de lixo nesses locais permitem que outros animais, que também oferecem riscos à saúde do homem, consigam se reproduzir com maior facilidade. Entre esses animais estão ratos, baratas, escorpiões e moscas. Outro problema é entupimento de bueiros que leva ao alagamento das vias e a maior probabilidade de contaminação por doenças como a leptospirose.
A Prefeitura de São Luís informou que intensificou o serviço de coleta de lixo na capital e que além dos caminhões que já fazem o recolhimento dos resíduos, há também a remoção manual e mecanizada dos resíduos, nos casos necessários. A população pode contar também com os Ecopontos, destinados à entrega voluntaria de resíduos sólidos em grande volume, como restos de poda, entulho da construção civil, madeiras e móveis velhos.
Fonte: Imirante
[kkstarratings]
Atendimento: