Conheça as espécies para melhor controle de formigas

Tipos de formigas mais comuns combatidas no controle de formigas

controle de formigas

As formigas são numerosos insetos que pertencem à ordem Hymenoptera, sendo do mesmo time das abelhas e vespas. Elas são insetos sociais e se organizam em colônias, assim como os cupins. Possuem dezenas de espécies que podem ser diferenciadas entre si com facilidade. Conhecer o tipo de formiga pode ajudar na hora do controle de formigas (ou dedetização de formigas).

Existem cerca de 2.000 espécies de formigas no Brasil. No mundo já foram catalogadas por volta de 10.000, mas estima-se que este número chegue a 18.000. As formigas, apesar de conterem um corpo frágil, na visão humana, é um dos animais mais fortes da natureza, carregando 10 vezes o seu peso.

O controle de formigas é importante porque os transtornos que esse inseto pode causar podem ser simples como uma picada ou sérios como uma infecção em um ambiente sensível como hospitais.

Conheça os principais tipos de insetos
combatidos no controle de formigas

[kkstarratings]

Formiga-fantasma (Tapinoma melanocephalum)

As formigas dessa espécie são pequenas e possuem um único tamanho, em torno de 1,5 mm de comprimento. A cor pálida é o que dá nome a essas formigas, que parecem fantasmas e são difíceis de se ver.
A formiga infesta locais ao ar livre ou no interior de residências que possuem elevada umidade. São vistas em cozinhas e banheiros, em cima de pia ou no chão. Quando esmagadas exalam um odor característico desagradável, sendo conhecidas também como formigas cadáver.

Formiga-louca (Paratrechina longicornis)

Essa espécie de formiga, diferente da formiga-fantasma, possui diferentes tamanhos que vão de 3 a 17mm de comprimento. Elas variam de tom, da cor amarela a preta, não possuindo uma tonalidade característica. As operárias andam em zig zag, por isso esse tipo de formiga é chamada de louca

A formiga-louca também infesta áreas ao ar livre ou áreas internas, sendo encontradas em cozinhas e banheiros, geralmente os locais da residência que possuem maior umidade.

Formiga-faraó (Monomorium pharaonis)

Essa espécie de formiga é bem pequena, possui em torno de 2mm, com a cor amarela ou marrom claro e é conhecida como formiga-do-açúcar. É uma das pragas urbanas mais perigosas para os hospitais. Pelo seu tamanho, podem entrar em qualquer lugar – desde feridas de pacientes a instrumentos cirúrgicos.

Além de alimentos, esse tipo de formiga pode roer roupas que tenham fibras feitas de plantas como seda e viscose e produtos de borracha. Geralmente são encontradas em buracos e frestas de paredes, embaixo de pisos e nos móveis.

Formiga-cortadeira (Pheidole megacephala)

Essa espécie de formiga se alimenta de um fungo que cresce nas câmaras de seus ninhos. Para manter esse nutriente, as operárias levam para dentro de sua colônia vegetais frescos e controlam microrganismos indesejados. No Brasil são conhecidas popularmente como saúvas.

Possuem 2 tamanhos, sendo eles 1,5mm e 3,5mm de comprimento. A coloração da formiga-cortadeira varia de marrom amarelado ao preto. Os ninhos são encontrados em locais externos ou paredes que possuem contato com o exterior.

O controle de formigas deve ser feito por uma empresa especializada para obtenção de um resultado mais eficiente. Você pode dispersar as formigas por alguns dias, mas saiba que elas voltam, principalmente se existe um ninho no interior ou perto da sua residência. Conte com o know-how da Rota Uniprag para conter as formigas e proteger a sua família.

WhatsApp