Conheça as espécies de aranhas mais perigosas e saiba como evitá-las

Apesar de serem animais muito importantes no controle de insetos vetores de doenças, quando encontradas em grande quantidade nos centros urbanos podem indicar uma infestação. Nesses casos, é preciso identificar a espécie para evitar riscos.

Há no mundo mais de 40 mil espécies de aranhas. No Brasil, existem 12 mil. Dentre elas três são as principais responsáveis por acidentes em centros urbanos. São elas: A aranha armadeira (Phoneutria), a viúva-negra (Latrodectus) e a aranha-marrom (Loxosceles). Apesar da aparência sinistra, a aranha caranguejeira não representa risco, pois é uma espécie que não inocula veneno.

As aranhas são capazes de construir suas teias nos mais variados lugares

A grande maioria dos são de pequeno porte, que varia de um milímetro a poucos centímetros. Algumas espécies pelo contrário podem chegar a 30 centímetros, como a caranguejeira. São predadoras, são estrategistas e conseguem desenvolver incríveis armadilhas, utilizam as teias que produzem para guardar as presas capturadas e também para formar casulos que protegem seus ovos.

Geralmente, esses animais são obrigados a saírem de seus habitats naturais devido à destruição provocada pelo homem. Por serem pequenas, as aranhas são transportadas escondidas em caixas, no interior de objetos, caminhões e carros sem que ninguém perceba.

Normalmente são encontradas dentro e atrás de armários e quadros, em forros, frestas na parede ou na madeira, nos batentes e rodapés, no interior de calçados e nas copas de árvores. É no verão em que costumam acontecer os acidentes, pois é quando saem dos seus esconderijos para conhecerem outros lugares. Por isso é importante sempre verificar roupas de cama e calçados e estar sempre atento ao colocar as mãos dentro das caixas ou embaixo da cama.

Espécies de aranhas que causam acidentes em centros urbanos

Aranha armadeira (Phoneutria)

Photo credit: Field Biologist via VisualHunt / CC BY

Pertence ao grupo das mais agressivas, sendo a principal espécie causadora de acidentes aracnídeos. Como estratégia de defesa, levantam suas patas dianteiras e apoiam-se nas patas traseiras para atacar o alvo. São mais comuns na região Sudeste do Brasil. De coloração marrom, medem entre 3 e 4 cm, mas podem alcançar até 15 cm de envergadura.

Seu veneno tem um efeito neurotóxico muito potente. Elas podem picar a pessoa repetidas vezes, causando dores intensas na região do edema. Dor intensa, vermelhidão, suor, inchaço e dormência no local da picada, aumento dos batimentos cardíacos, hipertensão arterial e agitação psico-motora são os sintomas apresentados após uma picada deste tipo de aranha. No caso de acidentes com crianças, estas podem apresentar sudorese generalizada, salivação intensa, vômitos freqüentes, diarreia, enrijecimento muscular, choque e edema agudo de pulmão, o que pode levar a raros óbitos.

Viúva-negra (Latrodectus curataviensis)

Photo credit: Skeeze via Pixabay / CC0 BY

Nessa espécie a fêmea é maior e mais forte, e recebe esse nome porque a fêmea costuma devorar o macho após o acasalamento. Não é tão agressiva quanto a armadeira, ainda assim, representa um grande risco para o ser humano. Seu veneno age no sistema nervoso central, medula e músculos, e provoca dores intensas, podendo levar à morte. Além das dores musculares, a vítima apresenta náuseas, dores de cabeça e alterações cardio-respiratórias. Em casos mais graves, pode ocorrer choque anafilático.

Medem em torno de um centímetro e tem patas longas e frágeis. Seu corpo é negro metálico, e no caso da fêmeas, há uma marca vermelha em forma de seta no abdômen arredondado. São encontradas em barrancos à beira de estradas, sob cascas de coco ou folhas secas, latas vazias, etc

Aranha-marrom (Loxosceles)

Photo credit: OakleyOriginals via Visual hunt / CC BY

Photo credit: OakleyOriginals via Visual hunt / CC BY

Mesmo pequena, seu veneno é muito poderoso. A aranha-marrom ataca quando seu corpo é pressionado. E essa investida pode formar uma ferida não cicatrizável, o que pode levar ao necrosamento da região lesada.

Sua coloração, logicamente, é marrom, mas algumas podem apresentar um desenho em forma de estrela no cefalotórax. Costumam ficar escondidas atrás de móveis, em sótãos, porões e garagens. Seu veneno é extremamente tóxico para o organismo humano, e o local da picada pode apresentar: bolhas, inchaço, aumento de temperatura e lesões hemorrágicas, com ou sem dor em queimação.

Como evitar o risco de acidentes com as aranhas

Mantenha o quintal e o jardim sempre limpos;
Limpe e mova móveis de lugar regularmente e lembre-se de limpar atrás dos quadros;
Sempre ande calçado e antes de calça-los verifique-os com cuidado;
Verifique roupas pessoais, de banho e de cama antes de utilizá-las;
Deixe armários e gavetas fechados para evitar que se abriguem em seu interior;
Em áreas arborizadas, feche portas e janelas ao entardecer;
Vede buracos e frestas em paredes, portas, janelas, forro e assoalhos;
Não acumule entulhos, folhas secas, material de construção ou lixo doméstico;
Ao realizar trabalhos rurais ou de jardinagem sempre utilize luvas;
Evite plantas de folhas densas junto a paredes e muros;
Combata a proliferação de insetos, principal fonte de alimento das aranhas.


É importante lembrar que quando se sentem ameaçadas, as aranhas picam para se defender. Para mantê-las afastadas siga as recomendações acima. Se ainda assim, você identificar a presença delas em grande número, entre em contato com uma empresa especializada no controle dessas pragas para que possam identificá-las e tratar o caso.

[kkstarratings]

WhatsApp