Pernambuco:
(81) 3312-1313

Como Evitar Cupins: 5 Dicas Práticas de Prevenção

É possível evitar cupins com as estratégias adequadas aos ambientes

Estar no mesmo local que as pragas urbanas não é nada agradável, mesmo quando elas não transmitem nenhuma doença. Esse é o caso dos cupins, pequenos insetos que geram preocupação e prejuízos por onde passam devido à sua alimentação baseada em celulose. Desse modo, as medidas para evitar cupins são essenciais nas áreas urbanas.

Eles chegam de forma sorrateira e aproveitam as condições favoráveis para iniciar a sua proliferação. Assim, quando se percebe, surgem danos visíveis nas peças e móveis de madeira, pequenos furos em portas e portais e até mesmo túneis que vão do chão ao teto que denunciam a infestação. No entanto, as medidas adequadas te ajudam a evitar cupins.

Como Evitar Cupins: 5 Dicas Práticas de Prevenção
Foto: Agência Digital Space

Práticas de prevenção: o que fazer para evitar cupins?

01. Crie barreiras físicas

Impedir a entrada de cupins no ambiente é a primeira maneira de evitar a presença desses incômodos insetos no ambiente. As telas de proteção instaladas em portas, janelas e basculantes criam uma barreira física contra o acesso dessas pragas, reduzindo o risco de infestação.

02. Vede os possíveis esconderijos

Os cupins se desenvolvem dentro dos móveis de madeira, mas também se adaptam nas festas dos portais, portas e janelas. Desse modo, lembre-se de vedar possíveis esconderijos para evitar a presença indesejada dos cupins em seu imóvel.

03. Tenha cuidados específicos com peças de madeira

A escolha de madeiras resistentes, como o ipê, jacarandá, pau-ferro e outras opções, faz parte dos cuidados essenciais para evitar cupins. Se não for possível, envernize as peças para dificultar o ataque dos insetos.

04. Cuidado com a umidade

Áreas escuras favorecem a formação de colônias dos cupins subterrâneos, que passam despercebidos pelas pessoas. Além disso, a falta de luz solar no cômodo aumenta a formação de umidade, condição que também possibilita a adaptação dos cupins. Por isso, sempre deixe o local arejado, reduzindo a umidade e dificultando a adaptação dos cupins. 

05. Monitore o ambiente

As ações estratégicas são importantes para evitar cupins, mas podem falhar em algum momento. Ao monitorar o ambiente, é possível identificar eventuais indícios da infestação e solicitar a descupinização profissional contra as colônias ativas ainda no início do problema.

Fale com a Rota Uniprag para evitar cupins em seu ambiente

Os prejuízos causados pelos cupins reforçam a necessidade de ações assertivas o mais rápido possível. Na Rota Uniprag, as medidas de controle visam a eficiência do processo e são aplicadas por colaboradores experientes no ramo. Entre em contato para saber mais informações sobre a descupinização e solicite o seu orçamento.

WhatsApp