Pernambuco:
(81) 3312-1313
Avaliação do Post post

Solicite uma Cotação para Dedetização

A Importância da Conformidade com Normas da Anvisa no Controle de Pragas Hospitalares

Os padrões de higiene em áreas da saúde requer o controle de pragas hospitalares

A biossegurança faz parte das rotinas dos ambientes da saúde devido ao risco que a proliferação de microrganismos representa a esse espaço. Por isso, os padrões de higiene são rigorosos e contam com abordagens específicas, como o controle de praga hospitalares, que ajuda a prevenir surtos e infecções generalizadas.

As pragas urbanas são uma ameaça direta à segurança dos pacientes internados e à equipe que trabalha no local, pois podem contaminar utensílios médicos, alimentos e superfícies. Nesse sentido, o controle de pragas hospitalares não é apenas uma medida preventiva, mas um protocolo sanitário fundamental para o pleno funcionamento desses estabelecimentos.

O que diz a ANVISA sobre o controle de pragas hospitalares?

A ANVISA possui algumas diretrizes de saúde aplicáveis a diversos ambientes, de modo a preservar a segurança e evitar problemas com os vetores incômodos. Em relação às pragas hospitalares, a entidade determina, na RDC Nº 52, que o serviço seja feito por empresas regularizadas. Além disso, ela também exige:

  • Produtos com selo de qualidade ANVISA;
  • Certificação profissional das empresas controladoras;
  • Registro dos responsáveis técnicos em seus devidos conselhos;
  • Registro das informações após o atendimento.

A Importância da Conformidade com Normas da Anvisa no Controle de Pragas Hospitalares
Foto: gpointstudio/Freepik

Realizar o controle de pragas hospitalares evita multas e outras sanções

Investir em ações profissionais contra as pragas urbanas é fundamental não apenas para proteger a saúde das pessoas, mas também como um compromisso ético dos hospitais. Além disso, as medidas corretivas fazem parte do manual de boas práticas, garantindo a manutenção das condições higiênico-sanitárias e evitando multas e outras sanções.

Negligenciar o controle de pragas hospitalares afeta a reputação do local e as atividades, que podem ser suspensas pela equipe de vigilância sanitária. Ou seja, realizar o serviço com uma empresa regularizada é a melhor escolha para preservar o local e seus usuários.

Fale com a Rota Uniprag e tenha suporte especializado no controle de pragas hospitalares

Contar com uma empresa preparada é a chave para a eficiência e segurança da abordagem. Na Rota Uniprag, o controle de pragas hospitalares acompanha abordagens personalizadas e protocolos estruturados que eliminam a ameaça sem prejudicar o meio ambiente. Entre em contato, saiba mais informações e solicite o seu orçamento.

WhatsApp