Pernambuco:
Ligue Agora:
Caramujos africanos infestam Cacoal (RO) e deixam moradores preocupados
Os moradores da cidade de Cacoal, em Rondônia, estão preocupados com a atual infestação de caramujos africanos (Achatina fulica). Essa espécie é transmissora de várias doenças, entre elas estão a Meningite Eosinofílica e a Angiostrongilíase Abdominal.
Até o momento não há registro de nenhuma doença transmitida pelo caramujo no município, mas a orientação é de que a população tome cuidado ao ter contato com o animal. É imprescindível o uso de luvas ou de sacolas plásticas para coletá-los e sempre lavar verduras e hortaliças que possam ter tido contato com o muco que ele deixa ao passar.
No verão, o aparecimento dessas pragas são mais frequentes porque é o período em que ocorre a combinação de fatores ideais para sua reprodução: chuva e calor. O caramujo africano adulto é escuro e sua concha de coloração marrom ou manchada. São hermafroditas e cada um deles pode realizar até cinco posturas com 50 a 400 ovos cada.
Orientações
Para a completa eliminação desses moluscos, é preciso realizar a catação manual de todos os indivíduos e de seus ovos que ficam semi-enterrados; Colocá-los em sacolas, polvilhar sal marinho e enterrá-los. Nunca jogue sal diretamente no animal livre, pois além de contaminar o solo, as carapaças que ficarão pelo terreno poderão acumular água da chuva, o que favorecerá a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue.
As verduras e hortaliças devem ser desinfetadas com uma solução de água sanitária. O procedimento é o seguinte: Lave-as em água corrente, deixe-as de molho por trinta minutos, em solução de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água e por último lave-as novamente em água corrente.
Fonte: G1 Rondônia
[kkstarratings]
Atendimento: