Pesquisadores da Fiocruz PE desenvolvem nova vacina contra febre amarela

Uma equipe de pesquisadores da Fiocruz/Pernambuco desenvolveu uma nova vacina contra a febre amarela. A nova experiência é baseada no RNA do vírus, foi testada em camundongos e os resultados alcançaram 100% de proteção. Embora os teste apresentem o mesmo índice alcançado pela vacina ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a nova vacina tem a vantagem de poder ser ofertada para os grupos de risco da vacina de vírus atenuado (crianças, gestantes, idosos, imunodeprimidos e pessoas com alergia a proteínas do ovo) e podem ser produzidas em larga escala.

Nova vacina poderá ser aplicada em grupos de risco

A grande produção da vacina é de muita importância justamente em época de surto da doença, como o que está ocorrendo no Brasil. Mais uma vantagem da nova vacina é que ela é mais segura, pois é feita sem a presença do vírus vivo, ainda que enfraquecido, como ocorre na maior parte das vacinas  o que possibilita reações adversas.

O novo imunizante precisa ainda ser testado em humanos para garantir sus segurança e eficácia. Para isso a Fiocruz, através da sua Coordenação de Gestão Tecnológica, contratou uma empresa de conhecimento e inovação, que está prospectando possíveis parceiros comerciais para os testes clínicos e produção em larga escala dessa nova vacina.

Fonte: Fiocruz/PE

[kkstarratings]

WhatsApp