Pernambuco:
(81) 3312-1313

Solicite uma Cotação para Dedetização

Como a RDC Influencia o Controle de Pragas em Hospitais e Clínicas

Negligenciar o controle de pragas em hospitais e clínicas ameaça a segurança dos pacientes

As pessoas buscam pelos ambientes de saúde para conseguir um tratamento adequado para a sua queixa. Entretanto, quando há a presença de pragas urbanas no local, o risco à saúde se agrava, especialmente pela possibilidade de infecções hospitalares. É por isso que o controle de pragas em hospitais e clínicasé indispensável nesses espaços.

A equipe de gestão deve incorporar ações de prevenção e combate a pragas como parte essencial dos protocolos de higiene e segurança. Afinal, infestações ameaçam diretamente a saúde dos pacientes quando os agentes transmitem infecções e outras doenças perigosas. Sem o controle de pragas em hospitais e clínicas, as dores são maiores do que se pode imaginar.

O papel da RDC no controle de pragas em hospitais e clínicas

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) é uma norma que reúne diretrizes determinadas pela ANVISA para garantir os padrões de higiene e segurança em serviços de saúde. Nesse sentido, o controle de pragas em hospitais e clínicas faz parte das estratégias necessárias para preservar os espaços contra as colônias de ratos, baratas, formigas e outros agentes, que representam ameaças diretas à saúde de pacientes, profissionais e visitantes.

Manter o controle rigoroso dessas pragas é parte indispensável da conformidade com as normas e da promoção de um ambiente verdadeiramente seguro.

Como a RDC Influencia o Controle de Pragas em Hospitais e Clínicas
Foto: lmamun4 – Freepik – Premium License

Como a RDC impacta nas estratégias de manejo de pragas em ambientes hospitalares e clínicos?

A RDC mais relevante é a de nº 52/2009, que aborda as obrigações das empresas especializadas no combate aos vetores. No controle de pragas em hospitais e clínicas, a resolução propõe ações que também são aplicáveis a outros espaços atendidos pela organização, como:

  • Uso de produtos registrados na Anvisa;
  • Necessidade de um responsável técnico;
  • Registro de execução do serviço com as informações relevantes;
  • Necessidade de um plano de controle adequado ao ambiente hospitalar.

O cumprimento rigoroso dessas exigências é essencial para garantir a segurança dos pacientes, profissionais e visitantes, além de assegurar a conformidade legal e sanitária da instituição.

Conte com a Rota Uniprag ao buscar por controle de pragas em hospitais e clínicas

Manter o espaço livre de pragas urbanas preserva a segurança dos pacientes, evita contaminações generalizadas e colabora com a manutenção da imagem do local. A Rota Uniprag compreende a importância dessa abordagem e está pronta para efetuar o controle de pragas urbanas em hospitais e clínicas. Entre em contato, saiba mais informações e solicite o seu orçamento.

Avaliação do Post post

Fique por dentro das novidades

Confira dicas, notícias e curiosidades

WhatsApp
Entre em contato