Biologia dos Cupins e Espécies: entenda mais sobre esses insetos

O conhecimento sobre os cupins ajuda a mantê-los longe do seu espaço

Se você conhece a reputação das pragas urbanas, sabe que elas representam um grande risco para o seu espaço. Os cupins são um bom exemplo e tiram a paz de diversas pessoas pelos transtornos gerados. Rápidos em sua adaptação e no seu desenvolvimento, os cupins se transformam em um grande problema em pouco tempo.

O primeiro passo para mantê-los longe da sua propriedade é conhecer suas características. Além do cupim de madeira, existem outros dois tipos que podem infestar o seu imóvel sem que você perceba. Por isso, o conhecimento sobre a biologia dos cupins e suas espécies é um importante aliado no combate a essas pragas.

Biologia dos Cupins e Espécies: entenda mais sobre esses insetos

Principais espécies de cupins e suas características

Cupim de madeira (Cryptotermes brevis)

Como o nome sugere, ataca artigos feitos de madeira em busca de celulose. Esse tipo de cupim chega aos ambientes em épocas quentes, período propício para o acasalamento, conhecido como revoada. 

O cupim de madeira é fácil de ser identificado, pois deixa pequenos grânulos perto dos locais infestados pelas suas colônias. Além disso, esses cupins também se destacam pelos furos feitos em móveis, portas, portais e outros artigos de madeira.

Cupim subterrâneo (Coptotermes gestroi)

O cupim subterrâneo é visto com maior frequência em áreas úmidas e com pouca iluminação, características que favorecem o seu desenvolvimento nos ambientes intradomiciliares.

Os túneis construídos do chão ao teto por esse inseto são vistos nos rodapés dos cômodos. O cupim subterrâneo pode estufar as paredes e danificar revestimentos em gesso. Além disso, se destaca pela construção de enormes cupinzeiros no solo.

Cupim arborícola (Nasutitermes sp.)

O cupim arborícola possui esse nome por conta dos seus hábitos de vida. Ele faz seu cupinzeiro nas copas das árvores, que se destaca pelo tamanho e potencializa acidentes causados pelo enfraquecimento dos galhos.

É uma espécie que pode migrar para o interior dos ambientes e consegue se adaptar quando encontra condições viáveis. Assim como os outros cupins, o arborícola também causa danos estruturais ao imóvel e tira a paz de qualquer pessoa.

O que fazer contra a infestação de cupins? 

A presença de cupins na natureza é essencial para manter o equilíbrio do ecossistema. No entanto, esses insetos se tornam vilões nos centros urbanos devido aos problemas causados em residências, comércios, empresas e outros espaços. Por isso, é necessário agir rapidamente contra os cupins antes que eles infestem o ambiente.

A descupinização profissional é a maneira segura e assertiva para eliminar as colônias de cupins do seu ambiente sem agredir o meio ambiente. Por meio de estratégias específicas e produtos de alto padrão, o time aplica a metodologia para inibir o desenvolvimento dos insetos e evitar a migração no ambiente.

Conte com a Rota Uniprag para ter ajuda contra os cupins em seu ambiente

Investir em uma empresa especializada no controle de cupins torna o processo mais seguro, assertivo e eficiente em qualquer espaço. A Rota Uniprag é a empresa certa para te ajudar, pois a nossa descupinização acompanha metodologias direcionadas a cada espécie. Entre em contato para saber mais informações e solicite o seu orçamento.

Ebook Guia de Controle de Pragas em Shoppings
WhatsApp