Morador do Espírito Santo morre por febre amarela na Paraíba

A morte, por febre amarela, do personal trainer Patrick Lethieri Schuckert (31 anos), morador de Jardim da Penha, Vitória (ES), foi confirmada pela Prefeitura de Vitória no dia 28 de fevereiro.

O caso está sob investigação da Secretaria de Saúde da Paraíba, onde o personal estava quando morreu. O material genético da vítima foi recolhido e deverá passar por análises na UFPB e posteriormente em um laboratório no estado do Pará.

A febre amarela é transmitida através da picada por um mosquito que tenha sido infectado

De acordo com João Vítor Scardini, médico e primo da vítima, o quadro clínico apresentado poderia indicar que ele teria sido picado no terceiro final de semana de fevereiro quando esteve em Pedra Azul, região Serrana do Espírito Santo com a esposa e a filha. De acordo com familiares, ele foi o único que não havia tomado a vacina contra febre amarela.

A Prefeitura de Vitória informou que vai fazer uma ação preventiva no bairro de Jardim da Penha, onde o personal trabalhava.


A febre amarela é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Em ambos os casos de transmissão, a manifestação da doença é idêntica, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos. A diferença está nos transmissores, no ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor é o mosquito Haemagogus. No meio urbano, a transmissão ocorre através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue, zika e chikungunya).

A febre amarela silvestre, transmitida pelo Haemagogus, só pode ser evitada através da vacinação. Nos centros urbanos a recomendação é evitar a proliferação do mosquito, algumas da medidas que devem ser tomadas é evitar água parada em recipientes, não jogar lixo em terrenos baldios, encher os pratinhos de plantas com areia, entre outras.

Fonte: G1 ES

[kkstarratings]

WhatsApp